Computador e a Saúde Ocular - Guia de Óculos
/Saúde

Computador e a Saúde Ocular

Horas seguidas em frente ao computador, ambiente fechado e com ar condicionado. Se identificou com o cenário? Pois saiba que além de causar fadiga ocular, ambientes como esse podem causar fotofobia.

Segundo a oftalmologista Marcia Beatriz Tartarella, a exposição excessiva à luz da tela dos computadores e laptops é prejudicial à saúde ocular. Para proteger os olhos, a médica ensina algumas dicas simples para o dia a dia. Comece fazendo pausas no uso do computador a cada uma hora e meia. “Pare por um minuto e fixe os olhos em algum foco distante para relaxar a musculatura ocular. Isto evita o cansaço visual e as dores de cabeça”, afirma a especialista.

Fique atento à lubrificação dos olhos. “Diante da tela, devemos tentar piscar mais vezes, ou até mesmo usar um colírio lubrificante”. Por fim, o uso de lentes fotossensíveis pode ser um grande aliado para os cuidados com a saúde visual. “Esse tipo de lente protege 100% contra os raios UV, inclusive das radiações da tela do computador, além de proporcionar conforto visual”, finaliza.