Guia de Óculos – Cuidados para o Verão

Cuidados para o Verão

verao_olhos 1

O verão é a estação do ano em que estamos mais expostos aos raios solares ultravioletas (UV). Sem os devidos cuidados, há riscos de queimaduras não só na pele, mas também nos olhos. Além disso, os banhos de mar ou piscina também podem irritar os olhos e causar conjuntivites ou inflamações oculares.

Mas não é só na praia ou na piscina que a proteção é necessária. Queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola. Para aqueles que já usam óculos com grau, uma das opções são as lentes fotossensíveis, que escurecem e se adaptam conforme a incidência de luz e têm 100% de proteção contra os raios UV.

Mesmo usando óculos com proteção, não dispense o uso de chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação. Não esqueça também do protetor solar. Na hora de aplicá-lo, cuidado com a área ao redor dos olhos, pois esses produtos podem causar irritação química.

Por fim, mantenha uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C no cardápio. Incluir cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições deve fazer parte da rotina no verão. Além disso, mantenha boa hidratação, ingerindo bastante água.

Colaboração: Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista membro da Diretoria da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América e especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria pela Unifesp.

Comentários

Deixe uma resposta