Guia de Óculos – Glaucoma e Pressão Ocular

Glaucoma e Pressão Ocular

pressao-intraocular 1

Por Dr. Alexandre Misawa, Oftalmologista

A pressão intraocular (PIO) é o resultado da diferença entre a produção e a drenagem do líquido que circula dentro do olho. Não há uma medida mínima e máxima, mas um único valor que deve ser analisado individualmente.

A principal doença relacionada com a pressão intraocular é o glaucoma, que afeta o nervo óptico, causando perda progressiva do campo visual, e costuma afetar ambos os olhos. Nos estágios mais avançados da doença, o paciente passa a enxergar somente por uma pequena parte do campo visual.

O glaucoma pode ser influenciado por diversos fatores, tais como hereditariedade, etnia, sexo, idade, inflamação intraocular, trauma, uso de corticosteroides e outros medicamentos. O tratamento geralmente é feito a base de colírios hipotensores, mas existem casos que necessitam de cirurgias também.

A orientação é visitar regularmente o oftalmologista, único profissional habilitado a aferir a pressão intraocular, especialmente se já houver algum fator de risco presente. O importante é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes, pois até o momento ainda não se descobriu uma cura para a doença.

Comentários

Deixe uma resposta