Guia de Óculos – Menopausa tem Efeitos na Saúde Visual

Menopausa tem Efeitos na Saúde Visual

óculos menopausa 0

É na menopausa que as mulheres enfrentam as mais diversas mudanças no corpo, seja na parte física ou hormonal. Além das típicas ondas de calor, um dos primeiros sintomas que aparecem nesse período é o olho seco.

A secura nos olhos é comum na menopausa devido à oscilação dos hormônios, em especial do estrogênio, que afetam a produção dos componentes úmidos e oleosos das lágrimas. Embora seja mais corriqueiro, esse não é o único risco que a menopausa traz à visão.

No período da menopausa, os riscos de a mulher ter catarata aumentam. De acordo com estudos realizados na área, isso ocorre porque o epitélio, a camada externa do cristalino que funciona como a lente dos olhos, tem receptores do estrogênio que inibem a produção da proteína que causa a doença. Com a interrupção da produção do hormônio na menopausa, não há o inibidor da proteína, o que facilita o surgimento da doença. A catarata ocasiona opacidade e perda de visão gradativa. Ela é uma patologia reversível com uma simples cirurgia e não oferece riscos mais graves à visão se tratada corretamente.

Outro diagnóstico que pode se apresentar com a chegada da menopausa é a presbiopia (diminuição da visão de perto), que requer o uso de óculos ou lentes corretivas recomendadas pelo médico. Mulheres com histórico familiar de hipertensão, diabetes, degeneração macular e glaucoma devem dar uma atenção especial à visão a partir dos 40 anos e com a aproximação da menopausa. O mais importante nessa fase é consultar o oftalmologista e o ginecologista regularmente, ficando atenta ao aparecimento de qualquer sintoma anormal na vista.

Comentários

Deixe uma resposta