Catarata - Guia de Óculos
/Saúde

Catarata

Por Dr. Newton Kara José Junior, professor colaborador e livre-docente da Faculdade de Medicina da USP

Se o olho fosse uma máquina fotográfica, o cristalino seria a lente da máquina, onde a imagem é refratada para ser focada na retina, que seria o filme da máquina fotográfica.

Catarata é o nome dado a qualquer opacificação do cristalino que prejudique a visão. É como se enxergássemos através de um vidro fosco, a imagem fica embaçada.

A forma mais comum de catarata é a senil, ou seja, relacionada à idade. Em geral, após os 50 anos de idade, a maioria das pessoas apresenta algum grau de opacificidade do cristalino. Problemas como traumas oculares, diabetes e miopia elevada também podem acelerar o desenvolvimento da catarata.

Algumas medicações, como por exemplo, os corticoides, também costumam acelerar a evolução da doença.

Existem evidências de que, em algum grau, a radiação ultravioleta também possa contribuir para a opacificação do cristalino, de forma cumulativa, ao longo dos anos de exposição ao sol.

Assim, em linhas gerais, não há como prevenir a formação da catarata, pois trata-se de um fenômeno inerente ao desenvolvimento. Porém, o uso de óculos com proteção contra a radiação ultravioleta, durante a exposição solar, pode contribuir para atrasar um pouco seu aparecimento.