Problemas Visuais nas Crianças - Guia de Óculos
/Saúde

Problemas Visuais nas Crianças

Por Dra. Marcia Beatriz Tartarella, membro da Diretoria da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América

Estudos mostram que cerca de 7% a 12% dos jovens em idade escolar apresentam alguma alteração ocular, o que pode prejudicar o rendimento e aprendizado. Algumas dicas práticas podem ajudar pais e professores a identificar sintomas e comportamentos que podem indicar problemas visuais.

Crianças com problemas de visão podem ficar mais apáticas e desinteressadas durante as aulas, ou até demonstrarem um comportamento hiperativo, com perda da concentração para outras atividades dentro e fora da classe. É importante também observar se a criança aproxima muito o caderno, tem dificuldade em copiar o conteúdo da lousa ou demora muito para conseguir fazer as cópias, muitas vezes até trocando as letras.

Os sintomas visuais mais comuns que devem ser informados imediatamente ao pediatra ou ao oftalmologista são o lacrimejar frequente, a intolerância ao sol, o piscar exageradamente, a posição desalinhada de um olho em relação ao outro, a presença de secreção nas vistas ou os olhos avermelhados.

Antes de procurar um oftalmologista, é possível também fazer um teste simples. Basta tapar um dos olhos de cada vez e pedir para a criança focar em uma direção, pode ser a TV, um quadro qualquer na parede ou a lousa. Em seguida, o teste deve ser feito com o outro olho. Desta forma é possível perceber se a criança identificou o mesmo objeto de modo similar com cada um dos dois olhos. Vale ressaltar que isso não invalida a consulta a um médico oftalmologista.