Guia de Óculos – Descolamento de retina

Descolamento de retina

Guia-de-Oculos (5) 0

A retina é uma estrutura fina e delicada que cobre a parte interior do olho. Quando ela se desprende parcialmente ou completamente da parte central do globo ocular, dizemos que houve um descolamento de retina.

Como a retina é uma das responsáveis por detectar a luz e enviar para o cérebro os sinais nervosos que formarão a visão, quando essa situação ocorre, esse mecanismo não funciona direito, o que provoca manchas escuras, flashes de luz ou uma espécie de sombra no campo visual. Vale ressaltar que o descolamento não provoca dor, o que pode troná-lo um pouco mais difícil de diagnosticar.

Ao perceber qualquer um desses sintomas, é fundamental consultar um oftalmologista com urgência. O descolamento de retina é um quadro emergencial e, se não tratado da forma adequada, pode levar a perda total da visão.

Após o diagnóstico, dependendo da intensidade e causa do descolamento, o tratamento indicado pode variar de pequenas intervenções a laser a cirurgias mais complexas. Em geral, um procedimento basta para resolver a situação, porém, o pós-operatório deve ser de repouso absoluto.

Por possuírem globos oculares maiores e retinas mais finas do que o comum, míopes, especialmente aqueles com graus altos, tem maiores chances de passarem por um descolamento, por isso, devem reforçar ainda mais os cuidados preventivos, mantendo sempre uma rotina de consultas oftalmológicas.

Comentários

Deixe uma resposta