Guia de Óculos – GLAUCOMA: CINCO COISAS PRA SABER SOBRE ESTA DOENÇA SILENCIOSA

GLAUCOMA: CINCO COISAS PRA SABER SOBRE ESTA DOENÇA SILENCIOSA

1200x725 2

Você já deve ter ouvido falar do glaucoma, uma das principais causas de cegueira, né? Mas você realmente sabe do que se trata essa doença que prejudica tantas pessoas em todo o mundo? A gente tem um top 5 de informações que você PRECISA ter em mente sobre o assunto:

 

  1. O glaucoma é uma doença silenciosa e pode ficar assim por muito tempo.
    Esta a gente entregou já no título da matéria. Mas o fato é que muitas pessoas que perdem a visão por causa do glaucoma relatam que a evolução dos sintomas visíveis da doença é muito rápida. Em poucos meses, uma pessoa pode ir de “enxergando” para “não enxergando”, assim, sem aviso.

 

  1. Quando os sintomas surgem, pode ser tarde demais.

A doença só começa a apresentar sintomas como dor e desconforto visual quando cerca de 70% das fibras do nervo óptico estão danificadas – ou seja, é importante ir manter aquela ida ao oftalmologista anualmente para evitar surpresas.

16

  1. O segredo está no controle.  

Controlar a pressão sanguínea e os níveis de glicemia é essencial para que a doença não evolua mais rápido: como ela se trata de um aumento da pressão interna do olho, manter os exames em dia é um dos caminhos para retardar o seu avanço.

 

  1. Fique ligado nos cantos.

O glaucoma geralmente começa com a perda da visão periférica até ir gerando a famosa “visão tunelada”, em que só se enxerga o centro do campo de visão.

 

  1. É preciso cuidar da sua visão.

Pode até parecer meio óbvio dizer isso, mas não custa repetir SEMPRE: cuidar da visão com atenção – com exercícios como este, as tais consultas anuais ao oftalmologista e o uso de lentes que protegem os olhos de radiação e do excesso de luz – é a melhor forma de ficar ligado nas mudanças no olhar e evitar problemas no futuro.

 

Fechou?

Comentários

Deixe uma resposta