Como evitar a perda da visão? - Guia de Óculos
/Saúde

Como evitar a perda da visão?

Nos últimos 25 anos, o número de casos de cegueira no mundo passou de 30,6 milhões em 1990 para 36 milhões em 2015. Ou seja: o volume está crescendo em todo o planeta. E se medidas urgentes não forem tomadas JÁ, estima-se que o número de pessoas afetadas saltará de 115 milhões para 588 milhões em pouco mais de três décadas.

 

E quais as motivações por trás desse salto numérico? Especialistas afirmam que o envelhecimento da população global, devido ao aumento da expectativa de vida e do declínio no número de filhos por família, é um dos fatores determinantes para isso.

 

Mas fatores tão importantes quanto este são a expansão de problemas como a pressão alta e a diabetes, além de maus hábitos como o fumo, o sedentarismo e a alimentação pobre em nutrientes.

 

Os quatro principais problemas responsáveis pelo risco a tantas pessoas são: catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética. A única dessas doenças que é totalmente reversível é a catarata, cuja cirurgia de tratamento é uma das mais populares do mundo.

 

Nas outras três doenças, para uma chance maior de sucesso no tratamento, é PRIMORDIAL ter um diagnóstico precoce.

 

As visitas ao consultório — onde o especialista vai inspecionar o fundo do olho, medir a pressão intraocular… — permitem flagrar e remediar desde cedo os problemas da vista.

 

Devemos ir ao oftalmo não apenas para fazer óculos: visitas pelo menos uma vez ao ano e, claro, sempre que tiver sinal de qualquer problema, são muito importantes! Já marcou a sua de 2018? Conte pra gente nos comentários!