Guia de Óculos – Coma com os olhos!

Coma com os olhos!

A young female nerd dressed in bow tie and eyeglasses is deciding between eating an ice cream cone or broccoli. She is making a disgusted face at the broccoli. She is choosing the treat. 0

A adoção de uma alimentação saudável não previne somente doenças do coração, rins e outros órgãos vitais: uma dieta equilibrada é a melhor maneira para cuidar também dos olhos.

 

Segundo especialistas, certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento ocular e até a catarata.

 

Contra a degeneração macular, problema relacionado à idade, um poderoso aliado dos olhos é o ômega-3, presente principalmente nos peixes e oleaginosas. Ainda de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, na Austrália, altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento da doença.

 

Outro problema na visão que pode ser prevenido por meio do consumo de ômega-3 é a secura dos olhos, já que as gorduras benéficas ajudam na lubrificação do globo ocular.

 

Além dela, mais vitaminas aliadas da saúde ocular são A (presente na cenoura, abóbora, tomate, fígado de boi, leite, ovos, entre outros), Niacina (amendoim, salmão, atum), Riblofavina (fígado, leite, carne bovina), Tiamina (cereais integrais, farinha de aveia, carnes, nozes), Folato (brócolis, espinafre, tomate), vitamina E (óleos vegetais, gérmen de trigo), e vitamina B12 (peixes, ovos, carnes, cereais integrais).

 

Atualmente, existem no mercado muitos alimentos que agradam ao paladar e mesmo visualmente, já que a gente acaba comendo com os olhos, mas que podem ser extremamente prejudiciais à saúde dos seus olhos.

 

Alguns exemplos disso são o sal em excesso, gorduras trans e saturadas, doces e carboidratos refinados em geral. Uma alimentação pobre em vitaminas e rica neste tipo de substâncias aumenta o risco de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicérides altos – o que impacta diretamente na sua saúde ocular.

 

Aprenda a equilibrar bem o que vai no seu prato porque o impacto não está só na balança…

Comentários

Deixe uma resposta