Glaucoma: o que é e como detectá-lo - Guia de Óculos
/Saúde

Glaucoma: o que é e como detectá-lo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% dos casos de cegueira no mundo são ocasionados pelo glaucoma. Mas como essa doença se manifesta, quais são seus sintomas e como preveni-la?

 

O glaucoma é uma doença oftalmológica que danifica o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Na maior parte dos casos, esse mal é causado pela alta pressão ocular.

 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aproximadamente 3% da população brasileira acima de 40 anos apresenta Glaucoma. Diabetes, miopia, lesões oculares e hereditariedade são as principais causas da doença.

 

Para tratar, normalmente são indicados colírios que regulam a pressão intraocular. Em casos mais avançados, pode ser necessário realizar cirurgia para tentar regular a pressão dentro dos olhos.

 

Embora a incidência seja mais comum em adultos a partir dos 40 anos de idade, é importante lembrar que a doença pode acometer pacientes mais jovens e até recém-nascidos.

Consulte um médico se sentir dores nos olhos, visão distorcida, auréolas de arco-íris ao redor das luzes, dor de cabeça, náusea ou vômito. É importante realizar exames laboratoriais ou de imagem para confirmar o glaucoma.

 


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php56/session) in Unknown on line 0