A saúde do olhar das crianças - Guia de Óculos
/Saúde

A saúde do olhar das crianças

Atenção, papais! A saúde ocular dos filhotes precisa ser sempre muito bem observada e protegida, para evitar inclusive problemas futuros. Cuidados como a visita anual ao oftalmologista, manter os exames em dia e prestar atenção em novos sintomas são importantes para não dar oportunidade para nenhuma doença chata!

Existem, por exemplo, alguns cuidados que precisam ser observados, de acordo com a faixa etária:

Ao nascimento:
Assim que a criança nasce, ainda na maternidade, é necessário realizar o primeiro exame dos olhos. É um exame simples, mas que precisa ser feito para detectar problemas que vão de conjuntivites a cataratas e tumores.

Até os cinco anos:
Muitas crianças entre os 2 e 5 anos apresentam um problema chamado ambliopia, ou estrabismo acomodativo. Isso ocorre quando um dos olhos é “preguiçoso” e eles acabam ficando desalinhados. É importante consultar um médico para realizar o tratamento, já que com o acompanhamento adequado essa é uma questão relativamente simples de ser revertida.

Durante toda a infância:
É preciso acompanhar o ritmo de lacrimejamento da criança para se assegurar de que ele é normal. Em casos de olho muito seco, sintomas como irritação e coceira poderão surgir, e em casos de lágrimas muito abundantes, isso pode sugerir até mesmo problemas no canal lacrimal. Em qualquer um dos casos, o acompanhamento de um profissional é fundamental.

Na idade escolar:
Entre os 5 e 7 anos, ao ingressar na escola, é importante ficar atento ao comportamento da criança para detectar possíveis mudanças. Esse é um momento em que várias doenças visuais, como o astigmatismo e a miopia começam a ser notados mais claramente, já que a criança começa a ter uma rotina mais definida de leitura e escrita. Ao notar alguma alteração, é importante consultar o oftalmologista para buscar o quanto antes o tratamento correto.

Agora que você já sabe com o que ficar atento em cada fase da vida do seu pequeno, não marque bobeira! Cuide da saúde dele sempre. 😉