Gente inteligente usa óculos? - Guia de Óculos
/Variedades

Gente inteligente usa óculos?

A pergunta já está ali no título – e parece que a resposta é sim! O estereótipo de que “gente inteligente usa óculos” parece ter se provado real, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature.

O DNA de 300 mil indivíduos foi analisado por uma colaboração internacional de centenas de cientistas para entender os fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo de cada pessoa.

E algo curioso encontrado na pesquisa foi que 28% desses fatores aumentam as chances do portador ter problemas de visão!

Mas temos que ter em mente também que “desempenho cognitivo” é um termo bem genérico, que engloba uma porção de atributos do cérebro, como atenção, velocidade de processamento, aprendizado, memória (tanto de armazenamento quanto de trabalho), fluência verbal e por aí vai.

Não é errado chamar essa coleção de atributos de “inteligência”, mas é importante entender que esse é um sentido de inteligência mais amplo que o raciocínio lógico bruto medido pelos testes de QI.

Seja como for, as estatísticas dão uma pontinha de razão para o senso comum: CDFs realmente tendem a usar óculos. Só não é porque eles “forçam mais a vista”! 😉