VOCÊ SABIA QUE DÁ PRA EXERCITAR OS SEUS OLHOS? - Guia de Óculos
/Saúde

VOCÊ SABIA QUE DÁ PRA EXERCITAR OS SEUS OLHOS?

Quando falamos em exercícios como parte de uma rotina de vida saudável, pensamos só nos músculos dos braços, das pernas, né? Então, pense de novo! 😉

A correria do nosso dia a dia acaba exigindo demais da gente. Acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmos, daquela alimentação saudável que faz toda a diferença, daquelas atividades físicas que, das mais complexas às mais triviais, podem nos ajudar a encontrar o equilíbrio entre corpo e mente. Uma caminhada simples já ajudaria e muito, de acordo com muitos especialistas.

Mas os olhos são parte integrante e fundamental do seu corpo e, claro, a gente aqui do Guia sabe bem o quanto a vida moderna exige deles. Para quem trabalha o dia todo com celular, com computador, a exposição a muitos contrates e níveis de luz diferentes faz nossos olhos sofrerem — e não raro eles começam a lacrimejar, coçar, ficar vermelhos, você passa a ter dores de cabeça… O mesmo vale pra quem dirige o dia todo, por exemplo, porque a exigência dos olhos atentos e expostos a muitas variações e estímulos é igualmente alta.

Portanto, da mesma forma que a tal da caminhada pode ajudar a oxigenar as suas pernas, existem alguns exercícios bem simples de relaxamento para os seus olhos que dão uma baita força na hora de tirar os incômodos da sua frente. São práticas simples, do tipo que dá pra fazer rapidinho e em qualquer lugar, que também são ótimas para te ajudar a se concentrar. Se liga aqui:

Tá na palma da mão
Este é pra começar: sente-se em algum lugar bem confortável e que permita uma boa postura, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre eles, deixando tudo completamente escuro. Então, respire devagar e de maneira bem profunda. Depois disso, tire as mãos devagarinho e abra os olhos novamente.

Vamos pra massagem?
É isso mesmo, uma massagem também pode ser uma prática bastante relaxante para os olhos. E é outra coisa bem fácil: use as pontas dos seus polegares e vá massageando a área abaixo das sobrancelhas, em movimentos circulares, bem devagarinho. Então, vá seguindo o movimento a partir da parte superior do nariz e indo até a borda externa da pálpebra.

Agora relaxe
Naquele mesmo lugar confortável do primeiro exercício, fique com a coluna reta e estique um braço à frente do nariz, com o dedo polegar apontando para cima. Aí, você vai ter que se focar em cinco “alvos” diferentes. Dá para começar pensando na ponta do nariz, no próprio braço estendido, no polegar e mais dois objetos na sala, que estejam mais distantes, um abajur, uma janela. Você vai olhar para cada um deles e descansar o olhar sobre eles por alguns instantes. Pra acabar, deixe seu olhar vagar de um para o outro, olhando então à distância e encerrando a atividade.

Quatro direções
De novo, pedimos para você se sentar de maneira confortável, mas com a coluna e a cabeça retas. Aí, você vai olhar o mais longe possível para quatro direções, três segundos cada uma. Pode ser, pra ficar mais fácil, pra cima, pra baixo, pra esquerda e pra direita. Repita isso três vezes, mas mexendo somente olhos e não a cabeça e/ou o pescoço, ok?

E agora se acomoda
Estique o dedo indicar da mão direita e mantenha ele na altura dos olhos, só preferencialmente à cerca de metade do comprimento de um braço de distância do seu olho. Aí, você vai fazer a mesma coisa com o dedo indicar esquerdo, só que deixando ele uns 10, 15 centímetros mais pra trás. Ao longo de um minuto, vá mudando constantemente o seu olhar de um dedo para o outro.

Pratique o zoom
Um pouco na mesma linha do exercício anterior: erga o polegar e coloque diante dos olhos. Fixe o olhar nele. Aí, vá afastando com o braço alongado, deixando-o cerca de 10 cm adiante. Depois traga de volta. Mas sem tirar o olho do dedo, hein? Pode ser com o dedo, com uma caneta, um lápis, tanto faz. Repita três vezes.

Tá na hora do OITO
Imagine um grande número oito no chão, lá na frente, por volta de uns 3 metros de distância de você. Pode ser o oito ou, de repente, o símbolo do infinito. De qualquer maneira, agora acompanhe bem lentamente o tracejado desta forma apenas com os olhos, sem mexer a cabeça. Continue fazendo isso durante alguns minutos e, na sequência, inverta complemente o sentido, mantendo assim durante mais uns 2 minutos.

Curtiu as dicas? Sabe de mais alguma? Conta pra gente nos comentários!