PRIMEIRA VEZ NO OFTALMOLOGISTA - Guia de Óculos
pai leva filha ao oftalmologista
/Saúde

PRIMEIRA VEZ NO OFTALMOLOGISTA

Pode parecer exagero, mas a primeira consulta das crianças com o oftalmologista deve acontecer antes dos 3 anos de idade. Muitos dos exames não precisam da participação ativa do seu bebê e quanto mais cedo se começa a tratar problemas de visão, melhor para o desenvolvimento da criança.

O primeiro exame nos olhos costuma ser feito logo após o nascimento, ainda na maternidade, para avaliar se há alguma má-formação que possa impedir a entrada de luz. Depois disso, nos seis primeiros meses, quando a musculatura dos olhinhos ainda está se fortalecendo, é comum que apresentem tremores ou que pareçam tortos. Agora, se isso ocorre com frequência, já vale uma primeira consulta com o oftalmopediatra.

Como crianças muito pequenas podem ter dificuldade para relatar o que estão sentindo, é importante observar seu comportamento. Cerca de 10% das crianças precisam de lentes corretivas antes mesmo dos quatro anos de idade. Esse número dobra quando se chega à idade escolar, então é bom ficar atento.

Caso a criança tenha necessidade de usar óculos, é importante retornar às consultas de revisão periodicamente, a cada seis ou doze meses, a depender da indicação do médico.

Alguns sinais de que a criança pode ter algum problema na visão:

  • vermelhidão nos olhos
  • piscar mais do que o normal
  • coçar os olhos
  • o hábito de franzir o cenho (assim como adultos fazem, apertando os olhos para enxergar melhor)
  • quedas frequentes

Notou algum deles? Está na hora de procurar o especialista!