E SE BRINCAR AO AR LIVRE PUDESSE REDUZIR RISCO DE MIOPIA? - Guia de Óculos
brincar ao ar livre reduz risco de miopia
/Saúde

E SE BRINCAR AO AR LIVRE PUDESSE REDUZIR RISCO DE MIOPIA?

Se já não faltavam motivos para levar as crianças para curtir a vida ao ar livre, pode incluir mais um na sua lista: o hábito pode diminuir a probabilidade de desenvolver miopia. Enquanto um número cada vez maior de pessoas passa a ter dificuldades para enxergar de longe, estudos recentes indicam que crianças e jovens expostos com mais frequência ao ambiente externo tendem a ter menos problemas de visão.

Ainda que possa ter implicação genética, os estudos vêm demonstrando que a miopia também sofre grande influência de fatores externos. Os pesquisadores estão investigando como a mudança de hábitos nas grandes cidades, que leva crianças e jovens a passarem cada vez mais tempo em ambientes fechados, interfere no problema.

Equilíbrio de luz e sombra

Ao que parece, a exposição à luz solar estimula a produção de dopamina, substância que seria responsável, entre outras coisas, por evitar que o olho das crianças cresça alongado, o que provoca a distorção causadora da miopia. Além disso, uma menor exposição à variedade de luz e campo visual que é proporcionada por atividades ao ar livre pode estar aumentando progressivamente a população de míopes.

De acordo com o estudo publicado na revista científica The Lancet, as evidências da correlação entre falta de luz do sol e crescimento do número de pessoas com miopia estão em várias partes do mundo, principalmente nas grandes cidades. O ideal seria que as crianças e jovens pudessem incluir na rotina duas a três horas diárias de exposição aos raios solares.

O desafio para as gerações atuais e futuras é equilibrar a quantidade de horas ao ar livre, sem comprometer as atividades educacionais. As férias de verão são um ótimo momento para explorar os espaços abertos e acostumar as crianças a entrarem em contato com a luz solar. Na volta as aulas, a “carga horária” de luz pode ser introduzida em brincadeiras nos parques e pátios, caminhadas para ir e voltar das escolas.