Turbinados pela tecnologia, óculos ganham novas funcionalidades - Guia de Óculos
/Variedades

Turbinados pela tecnologia, óculos ganham novas funcionalidades

Há quem diga que somente o fato de utilizarmos óculos para corrigir os defeitos de refração e enxergar melhor já nos torna ciborgues – um organismo vivo, melhorado artificialmente por meio de tecnologia. No entanto, concorde você ou não, isso é apenas o começo diante das novas funções que os óculos vêm ganhando com aditivos digitais.

Algumas das novidades já estão disponíveis no mercado, enquanto outras ainda são protótipos que parecem saídos da ficção científica. Veja como os óculos estão ampliando as capacidades humanas.

Óculos-Scanner

Embora o método Braile tenha sido criado para proporcionar leitura aos cegos, a maioria dos textos a que somos expostos todos os dias não têm essa versão ou não estão disponíveis para serem tocados. Com uma câmera, microchip e microequipamento de áudio adaptados à armação, os óculos-scanner possibilitam o escaneamento e conversão de textos em áudio, permitindo que pessoas com diferentes níveis de deficiência visual possam “ler”. Alguns modelos também podem fazer reconhecimento facial de dezenas de rostos catalogados no dispositivo.

Com esta tecnologia assistiva, os óculos possibilitam um maior grau de autonomia para pessoas cegas, déficit de leitura, dislexia e síndrome de down, por exemplo. Dispositivos como este já podem ser encontrados no mercado, inclusive no Brasil, custando aproximadamente R$ 20 mil – e podem ser adquiridos por meio de linhas de crédito facilitadas para pessoas com deficiência.

Smart Glasses, os óculos inteligentes

Parte promessa, parte realidade, a tendência dos Smart Glasses é nos deixar ainda mais conectados, consumindo e produzindo informação. Controlados por simples movimentos com a cabeça ou ligados à aplicativos do smartphone, os óculos são equipados com wi-fi, câmera, bluetooth, entre outros recursos, a depender do modelo. Com eles, você pode gravar vídeos, fotos, ouvir música, fazer ligações… E em breve, controlar o envio e recebimento de suas mensagens, consultar sua agenda, talvez até receber uma lista de compras enviada pela sua geladeira ou por seu forno de microondas. Já pensou?

Óculos com autoajuste interativo

Um protótipo criado por um grupo de estudantes do ensino médio nos Estados Unidos foi idealizado não apenas para melhorar, mas também para ampliar a capacidade visual e detectar doenças nos olhos precocemente. Para isso, os óculos são elaborados com lentes de cristal com refração ajustável, sensores de movimento + medição do interior do globo ocular e um display eletrônico OLED. O projeto ainda não saiu do papel, mas a ideia dos jovens criadores é ampliar a expectativa de qualidade visual para quem tem problemas de visão, incluindo aqueles que surgem com a idade avançada, e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneira mais abrangente.

Não é maravilhoso como os óculos, para além de instrumentos de melhora da visão e acessório de estilo, estão prestes a transformar tão profundamente a nossa forma de ver o mundo?