Descubra como é a visão do seu cachorro e se ele enxerga cores - Guia de Óculos
/Variedades

Descubra como é a visão do seu cachorro e se ele enxerga cores

Se você convive com cachorros, já deve ter imaginado como eles enxergam. Cães conseguem ver cores? Como veem os seus donos? E a visão noturna? Vamos responder várias dessas curiosidades para você entender melhor como é o universo do seu serumaninho.

Para começar, deixe de lado as comparações com a visão dos humanos. A forma que os cachorros enxergam é muito diferente da nossa, com outros sentidos e percepções. Cada espécie nota o mundo de uma forma, mas podemos tentar refletir sobre como é o mundo de cada um.

 

Cachorros enxergam em preto e branco ou com cores?

Um dos grandes mitos quando se fala na visão dos cães, é que eles enxergam em preto e branco. Na verdade, eles enxergam cores, mas não conseguem diferenciar todas elas. O universo dos caninos é visto, principalmente, em uma escala que vai do amarelo, até o azul. Deixando de lado cores como vermelho, verde e laranja.

O motivo? Como são parentes dos lobos, outros sentidos eram mais necessários na hora da caça, como a audição. Ver o contraste de cores é mais comum em seres que se alimentam de frutas. Por exemplo, em uma floresta cheia de verdes, ver uma fruta vermelha ajuda na hora de encontrar sua refeição.

Escala de cores dos humanos

Escala de cores dos cachorros

 

A visão noturna dos cães

Cachorros têm uma ótima visão noturna, já que seus ancestrais, os lobos, caçam suas presas somente com a luz da lua e das estrelas.

Não é que eles consigam ver no breu total, mas precisam de muito menos luz do que os humanos. Prova disto, é que as suas pupilas são mais dilatadas do que as nossas.

Aqui sim, podemos dizer que a visão dos cachorros fica em preto e branco.

 

 

O campo de visão dos cachorros

Por possuírem olhos nas laterais da cabeça, os cães possuem um campo de visão muito maior do que os humanos. Por isso, muitos dizem que conseguem enxergar até de costas.

A amplitude visual deles geralmente é de 240°, enquanto a nossa é de 200°. Porém, pode mudar de acordo com a raça, já que o formato da cabeça de um pug é muito diferente de um pastor alemão.

É mais uma herança dos lobos, pois precisam de uma percepção maior para caçar e fugir de outros predadores.

Como cachorros enxergam objetos em movimento

Se você tem um cão, já deve ter percebido que ele é ótimo em caçar objetos em  movimento.

Para eles, é como se estes objetos se destacassem enquanto se movem. Neste sentido, a visão deles é bem diferente da dos humanos.

 

 

As dificuldades

Nem tudo são flores. Podemos dizer que cães são míopes, pois só conseguem ver detalhes em até 6m de distância, enquanto humanos enxergam até 12m. Se quiser entender melhor as diferenças entre miopia, astigmatismo e hipermetropia é só clicar aqui.

Por terem a pupila grande, também não veem profundidade tão bem quanto nós. A partir de uma certa distância, só enxergam o foco em um objeto, o resto fica borrado.  

Porém, o olfato e a audição são muito mais importantes para eles, então essas dificuldades não são realmente problemas. Eles são felizes bem do jeitinho que são, como todos nós deveríamos ser.