Óculos ideal para rosto redondo - Guia de Óculos
/Estilo

Óculos ideal para rosto redondo

É muito comum ver pessoas que têm o rosto redondo reclamando que não conseguem encontrar óculos que caiam bem. Pode parecer difícil, mas estamos aqui para ajudar.

A regra é não ter regra. O mais importante é experimentar e conhecer o seu rosto.  Afinal, cada pessoa é única e a harmonização da armação pode variar de acordo com o corte de cabelo, tom de pele e formato de sobrancelhas. Você não precisa se prender a nenhuma dica.

Como saber se seu rosto é redondo

Cada pessoa tem as suas proporções, mas no geral, podemos classificar 4 formatos de rosto mais comuns: quadrado, redondo, oval e triangular.

O redondo geralmente é quando a largura do rosto é quase idêntica ao comprimento, com maxilar mais estreito e poucos ângulos. As bochechas são arredondadas e o queixo é pequeno.

 

Qual armação escolher para rosto redondo

Você pode escolher óculos que são o inverso do seu rosto, com o objetivo de alongar e dando a ilusão de que possui mais ângulos.

Apostar em óculos quadrados ou retangulares proporciona equilíbrio com o seu formato natural. Invista nos que possuem linhas retas, se a ideia é a afinar o rosto.  

Evite armações arredondadas, finas e pequenas, que podem fazer a sua cabeça parecer maior.

 

Harmonizando os óculos no rosto

Para começar, confira se as suas pupilas estão centralizadas no meio da armação. Algumas óticas fazem esta medida para você. Ajuda na harmonização do rosto e faz uma grande diferença.

O segundo passo é não deixar os óculos passarem da linha da sobrancelha. A armação precisa acompanhar o desenho natural delas e dar um bom campo de visão para quem está usando.   

 

Conforto em primeiro lugar

Pode soar clichê, mas o conforto tem que estar em primeiro lugar. Não adianta nada estar com um óculos maravilhoso, mas que te incomoda, principalmente se você usa com frequência.

Para descobrir se a armação é confortável, teste por alguns minutos para ver se não está muito pesada ou apertada. Armações pesadas podem machucar ou criar marcas, que se tornarão rugas.

Confira se eles se acomodam bem no arco do nariz, ficando mais fixos e com menos chances de escorregar. Caso o nariz tenha pouca curvas, escolha armações com plaquetas.

 

Escolhendo as lentes

Seja qual for o modelo que você escolher, busque lentes de qualidade. Lentes inadequadas podem fazer muito mal à sua visão, mais prejudicando do que ajudando.

Vá ao oftalmologista e faça os exames necessários para descobrir se você possui algum problema de visão. Mesmo que não tenha nenhum, também é preciso ter atenção ao escolher seus óculos solares. A gente já alertou sobre os perigos de óculos de sol falsificados aqui.