De quanto em quanto tempo trocar os óculos? - Guia de Óculos
/Saúde

De quanto em quanto tempo trocar os óculos?

Os óculos podem ser nossos companheiros de uma vida inteira, porém, alguns cuidados constantes são necessários. É importante, por exemplo, manter a higiene das lentes e armação sempre em dia. Além disso, você deve trocar as lentes do seu óculos de tempos em tempos. Já parou para pensar nisso?

 

Oftalmologista

Consultar regularmente um oftalmologista é recomendável a todas as pessoas, mas no caso de quem usa óculos, é uma rotina obrigatória a cada seis meses ou um ano. Alguns problemas de visão tendem a progredir com o tempo e, nesses casos, você deve trocar as lentes dos seus óculos periodicamente. Utilizar o grau inadequado pode causar não apenas desconforto, como dores de cabeça e olhos irritados, mas até mesmo agravar sua condição, aumentando sua dificuldade de enxergar.

No consultório, o médico avaliará o seu quadro e se há necessidade de mudança no grau das suas lentes ou até mesmo a indicação de uso de lentes especiais para proteção adicional. Quem tem olhos excessivamente suscetíveis à claridade pode se beneficiar de lentes fotossensíveis, por exemplo.

É importante também optar por uma ótica de qualidade, para garantir a entrega de um produto que obedece as especificações e a receita do especialista. Algumas até fazem manutenção, como limpeza e ajustes das hastes, sem custo algum, sempre que você precisar.

Além disso, fique de olho em manchas e riscos nas lentes. Se as manchas imperceptíveis já prejudicam a visão, imagina as que você consegue ver?

 

Armação

A depender do modelo e do material que você escolheu para as suas armações, pode ser que se quebrem mais fácil. Quando as hastes são mais fininhas existem mais riscos de danificar ou entortar, já as metálicas, podem enferrujar.

Um sinal de que as armações podem estar estragando é ter problemas na hora de abrir e fechar. No começo, pode não parecer tão ruim, porém existe o risco de causar alguns aborrecimentos, como enroscar no cabelo, não fechar mais ou ficar irregular de um lado para o outro.

 

Óculos de sol

Os óculos de sol não ficam de fora e também devem ser trocados, eventualmente. O tempo de troca é de 2 anos, de acordo com uma pesquisa recente feita pela Universidade de São Paulo.

Quanto mais você usa, mais fraca fica a capacidade de resistir aos raios UV. E como estamos em um país tropical, sofremos com uma maior exposição à luz solar. Isso faz com que a quantidade de níveis de radiação ultravioleta seja maior. Mesmo em dias nublados, os raios solares ainda podem causar danos, já que mais de 60% da radiação emitida pelo sol atravessa as nuvens. Assim como as lentes de grau, é preciso ter cuidado com arranhões, que mesmo se não forem visíveis a olho nu, a proteção é danificada.

 

Cuidados

Se você não fizer a troca das suas lentes de sol no período correto, os raios podem causar danos irreversíveis à sua visão. Com esta exposição, existe a possibilidade de surgirem, mesmo que aos poucos, doenças degenerativas e queimaduras no globo ocular. Além disso, as chances de aparecerem rugas em volta dos seus olhos são maiores.

Ainda sobre cuidar dos seus óculos, a gente tem várias dicas que podem ajudar a aumentar a durabilidade dos seus. É só clicar aqui.

Levando em conta tudo isso, talvez você esteja se perguntando se não está na hora de trocar os seus óculos. E aí, qual foi a última vez que você marcou uma consulta com seu oftalmologista?