Descubra como gatos enxergam - Guia de Óculos
/Variedades

Descubra como gatos enxergam

Difícil resistir ao charme natural dos felinos. Quem tem gato sabe como eles podem ser encantadores, mas será que sabe como eles enxergam? Se a resposta for não, então está na hora de descobrir.

 

Como os gatos enxergam os humanos

Para começar, muitos acham que cachorros são mais dóceis e submissos. Isso acontece porque os bichanos se tornaram pets há bem menos tempo. Então, ainda não foram domesticados no mesmo grau que os cães. A transformação do gato, de caçador nato a coabitante dos humanos, é de certa forma recente e ainda em andamento. Estudos mostram que eles enxergam seus donos menos como uma figura parental, e mais como um outro gato, grande e amigável. O biólogo Dr. John Bradshaw, especializado em interação humana-animal, estudou como os gatineos veem as pessoas e acredita que quando são carinhosos com a gente, se esfregando com a cauda levantada ou os convidando para acariciar sua cabeça, estão apenas nos tratando como outros gatos.

 

Como é o campo visual dos gatos

Agora vamos para a visão de fato: gatos são predadores e sua visão é dedicada a isso. O artista Nickolay Lamm fez um estudo 

What Do Cats See? – com o objetivo de mostrar, em fotos, como os gatinhos enxergam e estão no final do post, para os curiosos. Ele consultou veterinários especialistas em visão animal da Universidade da Pensilvânia e descobriu várias curiosidades sobre o tema.

Os felinos possuem 30 graus de visão periférica em cada olho, enquanto os humanos possuem apenas 20 graus. Por isso, eles veem em um campo visual de 200 graus, enquanto as pessoas chegam em apenas 180 graus.

 

A vida noturna dos felinos

Além disso, você já deve ter reparado em como eles se movimentam agilmente de noite. Isso acontece porque possuem uma visão noturna 8 vezes melhor do que a nossa.  Da mesma maneira que as pupilas do gato se fecham bem durante o dia (até se incomodam com o excesso de claridade), elas também se abrem mais que as dos seres humanos no escuro, permitindo uma maior entrada de luz. Basicamente, a retina dos felinos é mais equipada para absorver a luz do que as cores.

 

Gatos enxergam em preto e branco?

Falando em cores, muitos acham que os gatos enxergam em preto e branco, o que não é verdade. Conforme alguns estudos, eles reagem às cores violeta, azul, verde e amarelo, não conseguindo ver um espectro tão rico de tons. Por isso, certas cenas e paisagens parecem desbotadas na visão deles.

 

Como gatos veem à distância

Em relação à distância, nós saímos ganhando. O que as pessoas podem ver nitidamente a partir de 100 metros, os felinos precisam de 20 metros.

Para evitar distrações, os olhos dos bichanos acabam não sendo bons para visualizar coisas distantes, por isso o que está longe parece mais borrado para eles. Enquanto os gatos captam os movimentos mais rápidos, os humanos conseguem enxergar os movimentos lentos.  Por isso que, em alguns casos, o gato não consegue perceber que há algo se movendo bem lentamente.

 

Eles se comunicam com os olhos?

Para quem acha que essas criaturas maravilhosas são capazes de se comunicar com os olhos, podem estar certos. Estudiosos dizem que, quando o gato olha para o seu dono e dá uma piscadinha, é um sinal de afeto e de confiança

 

Doenças oculares em gatos

Como nós, ele não estão imunes a doenças oculares. As mais comuns são conjuntivite, úlcera de córnea, glaucoma, uveíte e descolamento da retina. Então, é muito importante levar o seu pet regularmente ao veterinário e ao perceber qualquer alteração nos olhos ou no comportamento.

 

E se você é também ama os cachorros, não deixe de conferir esse texto contando como os cães enxergam os seus donos.  

Alguns exemplos de como os gatos podem ver, de acordo com o artista Nickolay Lamm:

Imagem relacionada