Vamos falar sobre aquela tremidinha no olho? - Guia de Óculos
/Saúde

Vamos falar sobre aquela tremidinha no olho?

Fala sério, isso é algo que praticamente todo mundo já teve em algum momento da vida. Você está ali, no meio de reunião importante, tentando se concentrar nos gráficos de desempenho, e do nada seu olho parece que ganha vida própria, dando uns pulinhos estranhos. Será que tem alguma coisa estranha acontecendo? Na maior parte das vezes, ele acaba passando e some tão misteriosamente quanto surgiu. Mas o que é? Bom, dá pra dizer que este tremor, na maior parte das vezes, é absolutamente natural – e pode estar ligado ao stress. Mas nem sempre!

O tremor que acontece no músculo da pálpebra e no chamado músculo orbicular (no caso, aquele que fica ao redor dos olhos) pode ser apenas em um dos olhos ou em ambos; e também pode acontecer apenas na pálpebra inferior, somente na superior ou nas duas. Seja como for, saiba que isso tem nome: mioquimia, um termo usado na descrição de espasmos ou contrações musculares involuntários.

No geral, situações de muito nervosismo, ansiedade e tensão, que podem ser causadas por crises de cunho pessoal, excesso de trabalho, costumam liberam no nosso corpo hormônios relacionados ao stress, como é o caso do cortisol, por exemplo. Para completar, se você está naquelas fases de muita preocupação nas quais anda dormindo pouco e ainda anda dando uma exagerada na exposição às telinhas, principalmente do celular, este fenômeno pode ser amplificado. Outros elementos que ajudam a aumentar este tipo de situação? Consumo excessivo de café e outros estimulantes, como chocolates, refrigerantes , bebidas energéticas…

O ideal é que a “tremidinha” passe conforme você vai dando uma aliviada no seu dia a dia. Caso persista, é muito importante consultar o seu oftalmologista para checar. Pode ser é um sinal de olhos cansados, falta de  lentes corretoras ou uso de lentes num grau inadequado. Em um nível mais elevado, pode ser um sintoma de doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco ou ceratite (inflamação da córnea).

Existe até uma enfermidade mais grave, diretamente relacionada à tremedeira dos anos, que atende pelo nome de blerafoespasmo. Trata-se de uma doença do sistema nervoso que causa este tipo de contração involuntária de maneira contínuas dos músculos localizados ao redor dos olhos. É preciso tratamento sério para poder evitar que a situação cause prejuízos à saúde e à qualidade de vida de quem sofre com isso.

Na dúvida, portanto, o médico é sempre a melhor pessoa a se ouvir nestes casos, ok? Vida saudável e acompanhamento médico SEMPRE.