A importância de usar óculos no inverno - Guia de Óculos
/Saúde

A importância de usar óculos no inverno

Está enganado quem pensa que óculos com proteção contra raios UV não precisam ser usados no inverno. A importância destas lentes é presente no ano inteiro, inclusive nas estações mais frias. 

Não se engane: mesmo em dias nublados, os raios ultravioleta continuam a atingir a superfície da Terra e, consequentemente, nosso corpo e visão. O fato de o Brasil  ser um país tropical só agrava mais as coisas, já que estamos em uma latitude onde a incidência dos males do sol não diminuem durante o inverno. Por isso, usar óculos protetores neste período é fundamental para proteger os olhos da luminosidade e da radiação.

As lentes não precisam ser necessariamente escuras, já que existem tecnologias mesmo para as mais claras. O importante é efetuar a compra em uma ótica de qualidade, já que os modelos vendidos em camelôs dificilmente possuem filtros que bloqueiam a luz ultravioleta, o que pode ser mais prejudicial do que não usar óculos nenhum. O mecanismo dos nossos olhos funciona da seguinte forma: as lentes escuras fazem com que a pupila automaticamente se dilate, tornando os olhos mais sensíveis à luminosidade. Quando isso acontece e a lente não possui a proteção correta, podem ocorrer danos ao cristalino e à retina. 

Vale lembrar que a exposição aos raios UV  tem o mesmo efeito cumulativo nos olhos e na pele. Por isso, precisam ser usados desde a infância. O ideal é usar lentes desde cedo e até em ambientes fechados, já que muitas lâmpadas emitem, em menor intensidade, a mesma radiação.

Além destes fatores, prefira lentes que envolvam bem os olhos ou que impeçam a penetração de luz através das aberturas existentes entre os óculos e o rosto.

Para finalizar, devemos ficar atentos aos problemas oculares que são mais comuns no inverno, como a conjuntivite viral, a síndrome do olho seco, a alergia, e a facilitação do surgimento de doenças mais graves como o glaucoma. As patologias podem ocorrer devido ao convívio em ambientes fechados e menos ventilados. Ao sentir qualquer desconforto, procure seu oftalmologista.