A importância em usar óculos para ciclismo - Guia de Óculos
/Saúde

A importância em usar óculos para ciclismo

Está enganado quem pensa que os óculos para ciclismo são dispensáveis ou apenas um acessório de moda. Seu uso é essencial para quem está andando de bike, seja passando por trilhas, cidades e em qualquer outro terreno sob duas rodas.

O objetivo do óculos é proteger o ciclista contra chuva, vento, poeira, insetos e qualquer objeto que possa entrar em contato com a região dos olhos, que é muito sensível. Além disso, protegem contra raios UV e variações de luminosidade, já que o sol pode atrapalhar (e muito) a pedalada.

Estar com os óculos adequados deixará a sua atividade muito mais prazerosa e com menos preocupações. Você saberá que encontrou o modelo perfeito quando não perceber que está usando. É importante ter em mente que a armação ideal para pedalar tem design desenvolvido para ciclistas. Caso contrário, acabará ficando com o seu campo de visão limitado, o que pode ser muito perigoso. Além disso, é preciso que tenha um apoio diferenciado nas orelhas, para não prender no seu rosto em um momento de queda.

Falando em lentes, é importante escolher as que ficam mais próximas ao rosto, para evitar uma turbulência que pode acabar jogando poeira nos seus olhos. No geral, os óculos esportivos contam com a possibilidade de troca de lentes, para atender a diversas situações, podendo variar cores e características de proteção, sendo:

  • Lentes amarelas: são ótimas para pedais à noite, pois deixam o ambiente e qualquer objeto claro aos olhos.
  • Lentes escuras: ideais para o sol intenso e dias muito claros, em que a incidência de luz é grande.
  • Lentes fotossensíveis: atendem pedais diurnos e noturnos, já se adaptam às diferentes condições de luminosidade.
  • Lentes claras: para dias nublados, e com pouca luminosidade. Também podem ser usadas à noite.

Por fim, existem diferentes tipos de óculos para as diversas modalidades de ciclismo, como MTB, Downhill e Speed, cada uma com um tipo específico de armação e lente. Converse com o seu oftalmologista para encontrar o que mais atende às sua necessidades.