Personagens cegos que fizeram história no Cinema - Guia de Óculos
/Variedades

Personagens cegos que fizeram história no Cinema

Seja em dramas, comédias ou ação, filmes desempenham um papel muito importante na hora de abordar temas como inclusão social e conscientização. Quando usado de forma positiva, o cinema possui o potencial de atingir diversas pessoas para quebrar estereótipos e fazer com que o público se coloque no lugar do outro e sinta empatia. Por isso, fizemos esta lista sobre filmes com personagens cegos e que podem ajudar a entender melhor sobre este universo. Inclusive, alguns títulos desta lista contam com recursos para que deficientes visuais também possam apreciar a sétima arte por meio da audiodescrição. Boa sessão! 

 

Hoje eu quero voltar sozinho

Para começar, um filme brasileiro que conta com o recurso de audiodescrição que falamos. Nele, um adolescente cego busca formas de lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que tenta encontrar independência. Enquanto a trama se desenrola, ele se descobre apaixonado por um novo aluno em sua escola, o que gera diversos questionamentos íntimos.

 

Perfume de mulher

Al Pacino recebeu o Oscar de melhor ator pela sua atuação neste filme de 1992. O ator interpreta um tenente-coronel cego que vai para Nova York com objetivo de fazer sua última viagem antes de morrer. Ele vai ajudado por um jovem acompanhante, que o faz enxergar a vida de uma forma diferente.

 

Ray

Baseado na vida do cantor e pianista cego Ray Charles, o título impressiona pela atuação de Jamie Foxx, que recebeu o Oscar de melhor ator em 2005. A história mostra como o artista fica famoso no mundo inteiro, revolucionando o modo como as pessoas apreciam música, e simultaneamente luta conta a segregação racial.

 

Luzes na cidade

Este clássico do cinema mudo, lançado em 1931, conta com a atuação de Charles Chaplin. Trata-se de uma comédia que conta a história de um vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega, que acaba o confundindo com um homem rico. Com medo de perdê-la, ele finge ser milionário.

 

Ensaio sobre a cegueira

Depois de um epidemia chamada cegueira branca surgir na cidade, a mulher de um médico é a única pessoa que ainda consegue ver. Ela vai para um abrigo com seu marido cego e encontra todos vivendo em condições precárias. Apesar disto, ela deve guiar um grupo rumo à liberdade. Adaptação do célebre romance de José Saramago para a telona.