O uso de óculos na infância - Guia de Óculos
/Estilo

O uso de óculos na infância

O uso de óculos não está reservado apenas para os adultos. Problemas na visão podem surgir ainda na infância, afetando diretamente o aprendizado e socialização dos pequenos se não forem tratados da forma correta. 

Mesmo que não seja necessário o uso de lentes corretivas, os olhos das crianças são muito sensíveis e as lentes fotossensíveis protegem contra perigos como os dos raios solares. Quer entender melhor sobre o assunto? Então vamos lá.

 

Quais sinais precisam de atenção?

Nos primeiros meses de vida, já é indicado que o bebê faça um exame popularmente conhecido como “teste do olhinho”. Caso não hajam problemas, a segunda ida ao oftalmologista deve acontecer aos 2 anos. Se você quiser saber melhor sobre como cuidar da visão dos bebês, pode clicar aqui.

Já quando falamos de crianças um pouco mais velhas, sempre podemos estar atentos a comportamentos que podem demonstrar doenças oculares. Afinal, quem ama cuida e todo o cuidado com os nossos filhos é essencial. 

“Miopia, astigmatismo e hipermetropia são condições oculares que podem surgir já na primeira infância e quando não detectadas precocemente podem influenciar negativamente no aprendizado das crianças. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis desenvolvam o hábito de levar os pequenos regularmente ao oftalmologista, além de se atentarem a qualquer mudança de comportamento e aprendizado, que podem estar ligadas a algum problema nos olhos”, explica a oftalmologista Márcia Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

Fique alerta, principalmente sobre as seguintes atitudes dos pequenos:
– Queda no rendimento escolar.

– Hábito de coçar os olhos.

– Dores de cabeça.

– Aproximação de objetos para enxergar melhor, como TV, livros ou brinquedos.

– Sensibilidade para enxergar no Sol ou incômodo extremo à claridade.

 

Lentes fotossensíveis para crianças

Lentes fotossensíveis, como Transitions, são aquelas que se adaptam de acordo com a luminosidade, protegendo e dando conforto aos olhos em qualquer situação. Podem ser incorporadas a lentes de grau, ou usadas com o único objetivo de proteger os olhos dos raios UV e luz azul nociva, emitida pelos aparelhos eletrônicos e pelo sol.

“As lentes Transitions ajudam na proteção contra os raios UV e luz azul, e se adaptam ao nível de luminosidade dos ambientes, garantindo maior conforto visual. Temos o compromisso de propagar a importância dos cuidados diários com olhos desde a primeira infância e, dessa forma, contribuir para o bem-estar em todas as idades”, conta Tatiana Nardez, gerente de marketing da Transitions Optical no Brasil.

 

Como escolher armações para crianças?

O primeiro e mais importante fator a ser considerado na hora de escolher a armação ideal para ser usada na infância é o conforto. Alguns materiais são mais indicados por ter maior flexibilidade e serem mais leves, como: silicone, grilamind e resina morfa termoplástica. Outro ponto a ser levado em conta é que, como o nariz ainda está em desenvolvimento, prefira óculos que contem com o apoio nasal. Por isso, procure fabricantes que tornam as plaquetas ajustáveis conforme o desenvolvimento do osso do septo nasal.

Já falando na aparência, vamos lembrar que muitas vezes pode parecer difícil fazer com que seu filho pegue gosto por usar óculos. Para ajudar na hora de convencer, inclua ele na hora de escolher o visual da armação e torne esse momento divertido. Opções coloridas geralmente fazem bastante sucesso e podem deixar tudo mais atraente.