Erros que você pode evitar na hora de comprar seus óculos - Guia de Óculos
/Saúde

Erros que você pode evitar na hora de comprar seus óculos

Seja na hora de comprar óculos de grau ou de sol, faz toda a diferença se atentar a alguns fatores para que a sua escolha seja a ideal para atender às suas necessidades. 

Existem erros comuns que você pode evitar neste momento e que irão contribuir para a saúde dos seus olhos, te dando o conforto que você precisa. Afinal, mais do que acessórios para o seu estilo, é importante lembrar que os óculos são um item que favorece a sua visão.

Vamos ver juntos quais seriam os top 5 erros que é importante evitar na hora de comprar os seus companheiros de visão?

 

Não consultar um médico

Um erro que muitas pessoas cometem é não ir regularmente ao oftalmologista para conferir como está o seu grau atualmente. Mesmo que você não tenha tido nenhum problema recente ou que queira somente um óculos de sol, apenas um médico capacitado pode avaliar o que funciona melhor para você e seu estilo de vida. Além disso, é uma forma de prevenir e identificar doenças oculares como glaucoma. 

O oftalmo irá te passar todas as informações detalhadas de qual a melhor escolha para você. Afinal, cada pessoa é única e óculos são peças muito pessoais. Este é o primeiro fator a ser considerado e também o mais importante. 

 

Levar em consideração somente o preço

Depois de ouvir seu oftalmologista, vem a parte da pesquisa. Vá a uma ótica de confiança para entender melhor sobre as opções de armações e lentes. Mesmo que você queira economizar, não leve apenas o preço em consideração. Mas é importante dizer que não significa que uma peça mais cara é aquela também tem maior qualidade.  

Se atente à recomendação médica para não colocar a sua saúde em risco. Seus óculos serão seus companheiros de dia a dia e é melhor pagar um pouco mais naqueles em que você poderá confiar para fazer bem para a sua visão e também terão uma durabilidade maior. 

Importante destacar ainda: jamais prefira óculos de origem duvidosa ou falsificados porque, além de possuir qualidade inferior, eles podem causar diversos danos à sua saúde. 

 

Não pensar no conforto

Antes de ser bonita, a armação precisa ser confortável. Perceba se os modelos que você irá experimentar irão se ajustar ao seu rosto ou incomodar de algum jeito. Escolha aquele que não aperte as laterais e não caia com facilidade. O ideal é chegar o mais próximo de parecer que você não está usando óculos. 

Já falando nas lentes, existem diversos tratamentos disponíveis que podem oferecer mais conforto. A proteção contra raios ultravioleta e luz azul é muito importante, mesmo que você esteja escolhendo óculos de grau. Lentes fotossensíveis funcionam tanto para ambientes fechados e noturnos quanto para o dia, pois se ajustam de acordo com a luminosidade. 

 

Não prestar atenção no seu formato de rosto

Além da qualidade das lentes e armação, você precisa se sentir bem com seus óculos. Sim, estamos falando de beleza. Escolha um modelo que faça sentido para o seu estilo e que caia bem no seu rosto, isso irá te ajudar a encontrar uma opção que traduz a sua personalidade. Essa informação pode te ajudar a saber quais modelos ficariam bons e quais não ficam tão bem assim.

Para saber qual é o seu formato de rosto, repare em características como seu queixo, bochechas e testa. A união disso tudo irá dizer se você tem traços de rosto redondo, quadrado, triangular ou oval. Para te dar uma força nisso, temos uma matéria feita especialmente com esse tema, é só clicar aqui

 

Não exigir certificação
Ao comprar lentes com alguns tratamentos, é essencial pedir o seu certificado de autenticidade. Em relação a óculos de sol é importante analisar se possuem certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica).

Lentes fotossensíveis, como no caso de Transitions, possuem um certificado próprio, que comprova a originalidade do produto. Assim, você não corre o risco de ser enganado e levar pra casa um algo diferente do que pediu.