O que são óculos de descanso e quem precisa usar - Guia de Óculos
/Saúde

O que são óculos de descanso e quem precisa usar

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar sobre os “óculos de descanso”. Só pelo nome, já podemos imaginar para o que servem, porém, com a fama, acabam surgindo também alguns mitos. Fizemos esta matéria para quem quer entender melhor o que são e para o que servem. Afinal, já dando um spoiler das informações que estão por vir, na vida que levamos hoje em dia, é muito difícil encontrar alguém que não precise usá-los. 

 

O que são

São óculos prescritos por oftalmologistas para proteger os olhos, principalmente, da exposição aos raios ultravioleta e luz azul, oferecendo conforto para a visão. O seu objetivo é manter a vista descansada, enquanto o usuário pratica atividades como assistir TV ou ler um livro.

Apesar de muitas pessoas acharem que os óculos de descanso são óculos com lente de grau mais baixo, a verdade é que eles podem ser usados por quem tem, ou não, problemas de visão. 

Também é importante saber que eles podem ser prescritos para serem usados durante todo o dia, ou apenas enquanto, por exemplo, se está trabalhando. 

 

Quem precisa usar

Qualquer pessoa pode precisar usar óculos de descanso, desde crianças, até idosos. Basicamente, eles foram criados para quem passa parte do seu tempo lendo ou diante de telas como as de celulares, computadores, tablets e TV. Quem possui sensibilidade à luz também é um forte candidato para usá-los.  

Como falamos anteriormente, até pessoas com a visão perfeita podem precisar inserir óculos de descanso no seu dia a dia. O mais importante é que você consulte seu oftalmologista, pois só ele poderá dizer se existe a necessidade de uso. Informe a ele, se você está forçando sua visão ao praticar qualquer atividade. 

Vale lembrar que eles não corrigem nenhum problema de visão, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. 

 

Sintomas 

Alguns sintomas podem determinar ou não se você precisa de óculos de descanso. Fique atento a eles, para poder informar seu médico: 

  • Aproximar ou afastar os objetos para enxergar melhor.
  • Cerrar os olhos para conseguir ler.
  • Vista cansada.
  • Dores de cabeça.
  • Sensibilidade à luz.
  • Ardência ocular.
  • Olhos vermelhos.
  • Lacrimejamento.
  • Piscar excessivo.

 

Tratamentos nas lentes

Como já falamos, o foco dos óculos de descanso é oferecer conforto visual. Para isso, existem diversos tratamentos que podem ser inseridos nas lentes. 

Temos as lentes fotossensíveis, que se adaptam a todas às condições de luminosidade. Elas mudam de cor de acordo com a incidência de luz ambiente. São ideais para proteger contra os raios UV, que são extremamente agressivos aos olhos, e para quem tem fotossensibilidade. 

Para proteger os olhos da luz azul, também existem lentes específicas que filtram a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina. Para proteger seus olhos dos raios UV e também da luz azul, por exemplo, uma ótima opção são as lentes Transitions.

Também existem as lentes antirreflexo, que ajudam a enxergar de forma mais clara, pois bloqueiam reflexos indesejados que podem atrapalhar a sua visão.

Para finalizar, lembramos a importância de frequentar regularmente um oftalmologista, para saber como cuidar da sua visão da melhor forma. Até mais!