3 formas de cuidar dos seus olhos no verão - Guia de Óculos
/Saúde

3 formas de cuidar dos seus olhos no verão

O verão vem chegando e, como em qualquer estação, exige cuidados especiais para manter a saúde dos seus olhos e prevenir problemas. Afinal, a época mais quente do ano é ideal para curtir dias ao ar livre, bem à vontade e sem preocupações. Por isso, é preciso ficar atento a agentes externos que podem prejudicar a sua visão, como areia e cloro, e também lembrar que altas temperaturas favorecem a multiplicação de microorganismos. Vamos às nossas dicas? 

 

Use óculos com proteção UV mesmo na sombra

Óculos com proteção UV são necessários em todas as estações do ano e no verão não seria diferente. É preciso usá-los mesmo quando seus olhos não estão sendo afetados diretamente pelos raios solares. Mais do que acessórios, são itens indispensáveis para a sua saúde ocular e valem o investimento em opções com maior qualidade. Se você usa lentes de grau, é preciso adaptar os óculos de sol também, ou optar por lentes fotossensíveis, que deixarão você confortável em qualquer situação. 

 

Fique atento aos olhos secos

Outro fator que é preciso de atenção no verão é o tempo seco, com baixa umidade do ar. Combinando isso com o fato de que passamos mais tempo em lugares com ar condicionado ou expostos ao vento, é importante utilizar colírio para lubrificação e óculos para proteger das brisas. Pode parecer bobagem, mas quando não tratada, a síndrome do olho seco pode evoluir para ulceração da córnea ou até mesmo perda de visão. Converse com seu oftalmologista caso apareçam sintomas como vermelhidão, coceira e sensação de que os olhos estejam com areia. 

 

Cuidado redobrado com o mar e piscina

Uma das melhores partes do verão é poder se refrescar, porém, temos que ter uma maior atenção quando se trata de mar e piscina. O mar, por conta da facilidade de contaminação da conjuntivite e proliferação de bactérias, se o local for classificado como impróprio para banho. Já as piscinas podem oferecer riscos devido à presença de produtos químicos, como o cloro. Então a recomendação é não abrir os olhos debaixo d’água e, ao sair, lavar muito bem o rosto com água limpa e pingar colírio.