Detox digital: desconectar para conectar - Guia de Óculos
/Variedades

Detox digital: desconectar para conectar

Diversas pesquisas já mostraram que o brasileiro é um dos povos que mais passa tempo conectado à internet: são nove horas e 14 minutos diários de acesso. Tempo em que você poderia estar aprendendo um novo idioma, lendo aquele livro que nunca terminou ou fazendo uma lista com amizades tóxicas para eliminar da sua vida. 

Apesar de todos os benefícios que a tecnologia trouxe para as nossas vidas, também vieram os problemas com o seu abuso. E não estamos falando da luz azul, emitida pelas telas do celular e computadores que pode levar à cegueira. Afinal, as lentes Transitions ajudam a nos proteger deste problema. Queremos conversar sobre como podemos distribuir o nosso tempo de forma saudável. 

Não deixe a vida passar à sua volta, enquanto você roda seu feed. Tenha tempo de qualidade para passar com seus amigos e família, faça uma atividade que você ame, durma bem e desfrute de momentos em que você pode se conectar com a pessoa mais importante da sua vida: você. Afinal, é refletindo sobre, desde assuntos pequenos aos mais importantes, que podemos encontrar formas de viver em plenitude e alegria. Pode parecer brega, mas é a verdade. 

Ficou interessado? Então vem conferir estas 5 dicas para fazer um detox digital:

 

Deixe de lado as redes sociais no final de semana
Que tal se desafiar a ficar longe das redes sociais durante o final de semana? Muitas vezes, deixamos de viver no mundo real para estar presente no virtual. Precisamos desconectar das tecnologias para nos conectarmos com nós mesmos e com o que está à nossa volta. No começo, pode parecer estranho. Você vai se ver no automático pegando no celular muitas vezes, mas no fim, vai ver que o mundo não acabou só porque você não postou nenhuma foto no stories ou conferiu a vida do seu influenciador favorito.

 

Saia de grupos de WhatsApp que não agregam
Não gaste o seu precioso tempo falando com pessoas que não tem nada a oferecer ou que acabam irritando, seja por terem opiniões muito diferentes das suas, preconceitos ou que acham que a única verdade é a delas. Mesmo que sejam grupos de família ou amigos de infância, você pode encontrar outras formas mais saudáveis de manter o contato. Deste jeito, você ganha mais tempo para passar com quem realmente importa ou fazendo algo produtivo.

 

Deixe o celular de lado quando estiver com outras pessoas
Seja naquele momento em que está em reuniões profissionais, no rolê com os amigos ou quando se reúne com a sua família. Assim você tem mais tempo de qualidade junto com as pessoas ao seu redor e garante maior relevância entre seus colegas de trabalho. Afinal, quem nunca se irritou quando está falando com alguém e a pessoa não para de rolar o feed?

 

Evite usar o smartphone na hora de dormir
Além de a tela do celular prejudicar seu sono, você acaba usando mais tempo do que planejava e quando percebe, já perdeu boas horas em que poderia estar dormindo. Determine uma hora para não utilizar seu celular, assim, você cria uma rotina de horas offline todos os dias.

 

Cuidado com o pescoço tecnológico
Ao abaixar para olhar seu smartphone, a cabeça fica em um ângulo de 60 graus, se tornando mais pesada para seu corpo segurar. Esteticamente, isso cria flacidez entre a região do queixo ao pescoço, gerando a famosa papada. Falando no quesito saúde, pode causar diversos danos ao pescoço e coluna. Uma das formas mais eficazes de prevenir estes problemas é o uso consciente do celular. Quando estiver no ônibus indo pra casa, deixe o smartphone no bolso e aproveite para refletir sobre assuntos importantes na sua vida.