3 problemas de visão que são hereditários - Guia de Óculos
/Saúde

3 problemas de visão que são hereditários

Os genes e proteínas codificados no DNA definem características físicas e mentais, incluindo os traços da nossa visão. Basicamente, quando o óvulo é fecundado, o embrião herda 50% do DNA do pai e 50% do da mãe. Essa união cria um novo indivíduo que, mesmo com toda essa bagagem, possui suas próprias características.

Então, não quer dizer que, porque seu pai possui alguma doença, você irá desenvolver também. O ideal é se consultar com um oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes para ter um diagnóstico preciso. Desde cedo é necessário fazer esta investigação. Por exemplo, o teste do olhinho, feito ainda na maternidade já pode determinar algumas condições congênitas.

Temos matérias que explicam muito bem sobre como cuidar da saúde ocular de bebês e crianças.

Agora, vamos aos 3 problemas de visão que são hereditários?

 

Miopia

A miopia é um dos problemas oculares mais comuns. Com ela.  é possível ver claramente objetos que estão perto, mas se tem dificuldade de enxergar nitidamente o que está longe. Ler um livro é uma tarefa fácil, mas tentar ver o número do ônibus de longe pode ser bem difícil.

Isso acontece por conta do formato do olho. Uma pessoa sem a doença, costuma ter o formato do globo ocular arredondado,já quem tem miopia, possui esse formato mais longo do que deveria ser. Conhecido como alongamento axial, é um fator hereditário. Ou seja: se os seus pais têm miopia, os filhos tem 50% de chances de ter.

Ainda não existe uma cura para a miopia, mas pode ser tratada usando óculos e lentes de contato ou, em casos mais avançados, uma cirurgia refrativa, 

 

Estrabismo

Os músculos oculares que controlam os movimentos dos olhos. Para que os olhos permaneçam alinhados e focando ambos os olhos em um objeto, esses músculos precisam agir em perfeito equilíbrio e sincronia.

O estrabismo acontece quando esse funcionamento é comprometido.A doença não provoca somente o desalinhamento dos olhos, mas também  Existem vários fatores que provocam a doença, um deles é o hereditário. 

Este problema provoca também a visão em dobro e percepção de profundidade diminuída. Depois de cuidar da visão comprometida, é possível fazer o tratamento no desvio dos olhos. Algumas vezes isso pode ser feito apenas com uso de óculos, mas na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico. 

Vale alertar que quanto antes for diagnosticado, melhores e mais rápidos serão os resultados do tratamento. Afinal, o estrabismo muitas vezes surge na infância.  A falta do tratamento adequado pode levar à perda total da visão do olho desviado. 

 

Glaucoma 

Glaucoma é uma doença causada, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular. Isto provoca lesões no nervo ótico e compromete a visão. É um problema muito sério, pois, se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Também é conhecido como um problema silencioso, já que não provoca sintomas no início e pode progredir lenta ou rapidamente. Infelizmente, a visão perdida, não tem como ser recuperada. 

Existem vários tipos desta doença  e fatores de risco, como a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos.

Por todos estes motivos, é imprescindível consultar um oftalmologista e fazer exames com regularidade, principalmente se você tiver mais de 40 anos ou pessoas com glaucoma na sua família. 

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Dependendo do tipo de glaucoma, também podem ser utilizados medicamentos ou até mesmo cirurgia.

Se quiser saber mais sobre a doença, é só clicar aqui.