Qual é a validade dos óculos? - Guia de Óculos
/Saúde

Qual é a validade dos óculos?

Sejam eles seus companheiros desde criancinha, amigos descobertos na fase adulta ou completamente estranhos: este post vai te ajudar a saber qual é a validade dos óculos e a importância da ida regular ao oftalmologista. 

Afinal, isso faz parte de uma rotina de como se cuidar para prevenir problemas, ajustar graus para que seu quadro não piore ou simplesmente saber que você possui uma visão saudável. Vamos lá?

De quanto em quanto tempo preciso ir ao oftalmo?

A ida ao oftalmologista pode variar de acordo com as particularidades de cada um, mas deve ser feita pelo menos uma vez ao ano. Isso se aplica a pessoas com histórico de doenças oculares ou não. 

Em diversos casos, as pessoas não percebem que possuem algum problema até colocar os óculos adequados. Muitos ficam impressionados em como a qualidade em enxergar o mundo pode melhorar. Isso acontece, porque vamos nos adaptando a pequenas mudanças e só percebemos que precisamos de alguma correção quando o quadro já avançou. 

Para quem já possui grau, é preciso avaliar se houve alguma progressão, o que é comum. Então, não se assuste se este for o seu caso. Além disso, é uma ótima oportunidade de tirar qualquer dúvida que você tenha.

Para finalizar este tópico, pode ser preciso ir no oftalmo antes de completar a sua visita rotineira. Se você sentir qualquer alteração na sua visão, não adie a consulta.  

 

Sobre a validade da receita

A validade da receita dos seus óculos de grau dura, em média, de seis meses a um ano, depois da sua ida ao oftalmologista. Quando a sua receita vencer, é imprescindível voltar para uma nova consulta e novos exames. Nada de esperar sentir algum desconforto ou o envelhecimento das lentes. 

Caso hajam riscos ou manchas, a volta ao médico também é necessária, mesmo antes do vencimento a validade. Por isso, é sempre bom cuidar dos seus óculos, se quiser saber dicas para a hora da limpeza, é só clicar aqui

Depois disso, você recebe uma nova prescrição com todas as adaptações para cuidar de como está a sua visão atualmente. Simples assim!

 

Sinais de que você precisa trocar as lentes

Não é sempre que notamos que precisamos de lentes novas. Isso acontece porque existem diversos sintomas secundários. Ou seja, não estão diretamente ligados a diminuição da acuidade visual, como dores de cabeça ou cansaço, sem nenhum motivo aparente. Isso acontece em consequência ao esforço que fazemos para enxergar melhor.

Já falando dos sinais diretos, fique atento caso sinta dores nos olhos, dificuldade para enxergar, mesmo quando estiver de óculos, ou desconforto visual.

O fator dos óculos com lentes arranhadas também precisa de atenção, já que, além de não oferecer conforto, podem prejudicar a nossa visão. 

Caso qualquer um destes seja o seu caso: corre pra o médico para conferir a saúde dos seus olhos.