A evolução da moda através das décadas - Guia de Óculos
/Estilo

A evolução da moda através das décadas

A moda está em constante transformação. Tendências vêm e vão. Algumas que se foram, voltam.

No Guia de Óculos de hoje, viajamos no tempo e contamos um pouquinho de tudo o que aconteceu na história da moda nas últimas décadas. Vamos lá?

 

Os anos 50 e a indústria da beleza

Cores, estampas e volume são a marca dos anos 50. Para entender melhor, é importante saber que, com o fim da guerra, a beleza passou a ser considerada um tema muito importante para a indústria e, por isso, a alta costura e a indústria de cosméticos se desenvolveram como nunca.

Para os homens, roupas mais sóbrias, com peças em tecidos como o algodão, lã e flanela. Para as mulheres, saias e vestidos que iam até a panturrilha, em diversos estilos como godê, plissadas, pregueadas e franzidas. Além de cintos, espartilhos e tudo que valorizasse suas curvas. Não é a toa que Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, estabeleceram padrões e fizeram história como duas das mulheres mais bonitas da época.

Mas nem só de alta costura viveu a década de 50, não é mesmo? Este também foi um período marcado pelo nascimento do movimento que mudaria o mundo nos próximos anos: o rock n’ roll.

 

Os anos 60 e a desconstrução de padrões

Quando imaginamos a década de 60, logo pensamos em jaquetas de couro, topetes imponentes e combinações ousadas. Neste período, surgiu uma geração que buscava se desprender dos padrões comportamentais e de estilo das décadas anteriores e que utilizava a moda para demonstrar seu estado de espírito.

Os cortes simétricos e geométricos, as minissaias e o vestuário unissex, como jeans e blusas sem gola, passaram a fazer parte do dresscode. Além disso, as calças compridas também entraram para o guarda-roupa das mulheres e causaram um certo choque.

 

Os anos 70 e a influência do estilo hippie

Com um visual inspirado no movimento hippie, os anos 70 foram marcados pela liberdade. Peças como vestidos, túnicas, saias longas e calças boca de sino eram muito vistos.

Os óculos redondos, inspirados em artistas como John Lennon e Janis Joplin, eram febre. Bem como lenços e faixas usados na cabeça. Aliás, outra coisa muito legal da época foi a cultura da liberdade de estilo, onde as pessoas passaram a assumir mais seus cabelos naturais e o penteado Black Power ganhou força.

 

Os anos 80 e suas cores vibrantes

Os anos 80 foram puro glamour! Roupas de cintura alta, ombreiras, mangas bufantes, pregas e drapeados para compor os looks e scarpins coloridos nos pés. Além, claro, das maquiagens mais chamativas, compostas por cores vibrantes e olhos e bocas sempre bem marcados.

Entre o público masculino, jaquetas coloridas e extravagantes, decoradas com uma infinidade de acessórios, faziam muito sucesso. Suspensórios, mocassins e gravatas coloridas também incorporavam o estilo bem exagerado adotado na época.

 

Os anos 90 e o nascimento do Grunge

Bem diferente do que vimos nos anos 80, a década de 90 foi uma época marcada pelo minimalismo, cores neutras e por poucas composições. Foi assim até o surgimento do Grunge, quando as calças rasgadas, roupas largas e camisas de flanela, que traziam a influência do rock do fim dos anos 80, começaram a ser mais vistos.

Eventualmente, tivemos também a volta das calças de cintura alta, valorizando a silhueta, das plataformas e dos tamancos. Não vamos esquecer a febre das bandanas e das gargantilhas “choker”: só quem viveu sabe!

 

Os anos 2000 e cá estamos…

Finalmente, chegamos aos anos 2000 e que atire a primeira pedra quem não aderiu ao jeans com cós baixíssimo que eram o auge do momento. Sim, a gente sabe que você usava e amava.

Apesar de terem sido uma loucura em relação a moda, com sobreposições estranhas, penteados mirabolantes, muuuito brilho cintilante nas maquiagens e sem nenhum estilo bem definido, muitas tendências que surgiram na época estão presentes até hoje. Os óculos de lentes coloridas, a calça cargo, o top faixa e até mesmo as estampas camufladas, por exemplo, são herança dos anos dourados.

 

A cada estação, a moda se renova, se reinventa e se transforma. Apesar disso, é bom lembrar que você não precisa usar tudo só porque está na moda mas se você gosta de acompanhar as tendências tá tudo bem também! O mais importante é se sentir bem.

E se você acompanhou essa história até aqui, queremos muito saber o que te inspirou mais! Vai lá nos comentários e conta pra gente.