Glóssario de termos oculares

Glóssario de termos oculares

Acrílico ou Orgânico

Esse é o material mais comum das lentes atuais. Poucas lentes são feitas de vidro atualmente, já que é mais pesado, mais espesso e pode quebrar. Também conhecido como índice padrão ou pelo nome da marca CR-39.

Acuidade Visual

Avaliação da capacidade do olho de distinguir detalhes e forma de objetos – numericamente expressada como 20/20, 20/70, etc.[/su_spoiler]

Alto índice

Material de lente denso que resulta em lentes mais finas, mais leves do que o plástico padrão.

Ambliopia

Também chamada de olho preguiçoso. Visão diminuída em um olho que leva ao uso do outro como olho dominante. Um problema muito comum associado com as crianças.

Antirreflexo (tratamento ar)

Tratamento nas lentes dos óculos que ajuda a reduzir o ofuscamento e a fadiga visual, diminuindo a quantidade de luz que reflete na superfície da lente, tornando-a mais clara.

Astigmatismo

Condição ocular em que o olho não consegue focar a luz uniformemente em todas as direções, resultante de uma curvatura irregular da córnea, do cristalino ou do próprio olho.

Bastonetes e cones

São células dentro do olho usadas pela retina para processar luz. Os bastonetes são usados para níveis de luz baixa (visão noturna), e os cones são usados para acuidade visual final e percepção de cor.

Catarata

É um enrijecimento e amarelamento do cristalino no olho, tornando difícil de enxergar através dele. Em um olho normal, o cristalino é quase transparente; entretanto, radiação ultravioleta, idade ou doença podem fazer com que o cristalino perca eventualmente sua transparência. Quando o cristalino se torna opaco, é chamado de catarata. Tratável por cirurgia.

Conjuntivite (olho vermelho)

Condição ocular causada pela inflamação da conjuntiva ou membrana clara que cobre a parte branca do olho e revestimento das pálpebras.

Córnea

A parte da frente transparente, de camadas múltiplas do olho, que cobre a pupila e a íris. Fornece a maior parte do poder óptico do olho.

Cristalino

A lente natural do olho localizada diretamente atrás da íris. Tem a capacidade de alterar a forma para focar raios de luz na retina.

Deficiência de cor ou Daltonismo

Falta de capacidade de distinguir certas cores. A forma mais comum de deficiência de cor é a incapacidade de distinguir sombras de vermelho e de verde.

Degeneração macular

Grupo de condições que inclui deterioração da mácula, causando perda de visão central necessária para a visão fina e clara. A degeneração macular também é chamada de DMRI (Degeneração Macular Relacionada com a Idade).

Esclera

A parte branca do olho composta de tecido fibroso que protege o funcionamento interno do órgão.

Estrabismo

É a falta de coordenação entre os olhos, com um ou ambos virados para dentro, para fora, para cima ou para baixo.

Flutuadores e manchas

Pequenas partículas que se movem em seu campo de visão, chamadas de flutuadores – massas pequenas, flutuantes de gel ou células no vítreo (fluido claro, semelhante à gelatina dentro do seu olho).

Fotofobia

Condição para pessoas que têm alta sensibilidade à luz.

Fóvea

Mancha pequena no centro da retina que contém apenas células cones. Essa área é responsável por nossa nitidez da visão.

Glaucoma
Pressão excessiva dentro do olho que danifica o nervo óptico.

Hiperopia / Hipermetropia

Condição em que objetos distantes são claramente vistos, mas objetos próximos são vistos menos claramente.