Óculos Em Crianças - Guia De Óculos
Guia de Oculos
/Variedades

Óculos em crianças

Crianças e óculos: uma combinação mais simples do que você imagina

Se crianças da sua família precisam de óculos, você provavelmente já se viu conversando com alguém sobre algumas dúvidas que costumam acompanhar essas situações.

Como evitar o bullying na escola, qual o tipo de armação mais adequada e como ensiná-las a cuidarem dos óculos são algumas das questões mais comuns envolvendo esse assunto e, hoje, vamos responder algumas muito importantes aqui!

Qual o melhor material para as armações infantis?

Antigamente, as armações de plástico eram mais duradouras e, por isso, mais recomendadas para crianças. Porém, as armações de metal estão cada vez mais leves e flexíveis. Dessa forma, o mais importante é escolher um modelo que seja leve e confortável para a criança. No caso dos metais, é recomendado verificar a composição e garantir que o material seja hipoalergênico.

Existe algum tipo de lente mais recomendado?

Correr, brincar e jogar bola são atividades que fazem parte do dia a dia da maioria das crianças, logo, o tipo mais indicado de lente são as feitas de policarbonato. Além de serem mais leves e mais finas do que a usual, as lentes de policarbonato são extremamente resistentes, garantindo mais segurança e durabilidade, caso os óculos caiam no chão, por exemplo.

Como evitar as provocações de amiguinhos?

Isso é realmente muito difícil. O mais importante é deixar que a criança se envolva com a escolha da armação e se sinta feliz e confortável com o modelo. Assim, mesmo que haja alguma provocação, ela vai estar segura de si e da aparência de seus óculos. Uma outra dica é investir em óculos com algum atributo muito legal, como referências a algum personagem que a criança goste, ou lentes fotosenssíveis que, além de tudo, protegem os olhos contra os raios UVs.

Como garantir que a criança vai usar e cuidar dos óculos?

Esse também é outro aspecto bem difícil de controlar, porém, existem algumas coisas que você pode fazer para facilitar esse processo. Uma delas é escolher uma armação que seja fácil de tirar e colocar. Alguns modelos possuem uma faixa traseira que, apesar de proporcionar mais conforto e encaixe à armação, é bem mais difícil de manusear. Quanto mais autonomia a criança tiver em relação aos cuidados com óculos, melhor. Então, estimule isso ao máximo!

Existe alguma forma de garantir mais durabilidade aos óculos?

Invista em uma armação de qualidade. Além disso, busque modelos com molas nas laterais que permitam mais maleabilidade aos óculos e verifique sempre se as armações estão bem encaixadas no nariz e nas orelhas, para evitar quedas e desgastes desnecessários.