Você Conhece O Teste Olhinho? - Guia De Óculos
Teste Olhinho
/Saúde

Você Conhece o Teste Olhinho?

Quando um bebê nasce, os pais logo exigem o teste do pezinho, exame de sangue que ajuda a prevenir doenças que afetam o desenvolvimento mental e físico da criança. Além dele, outros exames realizados nos primeiros dias de vida são de extrema importância para o desenvolvimento infantil, mas ainda são pouco difundidos. É o caso do teste do reflexo vermelho, popularmente conhecido como teste do olhinho. “O exame é antigo, porém não era muito difundido. É realizado no Brasil há aproximadamente 10 anos”, explica a doutora Islane Verçosa, membro da comissão de prevenção de cegueira do Ceará.

O exame oftalmológico serve para prevenir algumas doenças oculares como catarata, glaucoma congênito e tumores, e até mesmo casos de cegueira irreversível. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (Sbop), 50% dos casos de alterações visuais só são descobertas quando os recém-nascidos já estão cegos ou perderam boa parte da visão.

O teste do olhinho é simples, dura menos de 5 minutos e pode ser feito por qualquer pediatra treinado. “O exame deve ser realizado na alta da maternidade ou nos primeiros 30 dias de vida e deve ser repetido em toda consulta”, explica a a doutora Islane. O médico posiciona o oftalmoscópio (instrumento usado para fazer o exame de fundo de olho) diante dos olhos da criança, e se o reflexo de ambos os olhos ficarem vermelhos, significa que a visão está normal. Se o resultado for diferente, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista imediatamente, orienta o Sbop.

O exame ainda não é obrigatório em todos os Estados brasileiros, mas pode ser solicitado pelos pais. Em caso de dúvida, consulte um oftalmologista.